" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Propriedade Intelectual:


A Propriedade Industrial (PI) pode ser entendida como um instrumento de apropriação da inovação. Desta forma, o adequado conhecimento acerca dos Direitos de PI permite aos empresários a apropriação correta de seus investimentos que resultam em inovação.Objetivo:
Capacitar o setor empresarial a utilizar de maneira eficiente os instrumentos de PI e proporcionar um maior entendimento sobre a importância da Propriedade Industrial para o processo de inovação, fornecendo conhecimentos básicos sobre inovação, PI e gestão de ativos de PI.

Carga horária: 8 horas.

Público Alvo: Empresas de base tecnológica e de mercado.

Conteúdo:
8:30h às 12:30h 
Introdução a inovação e propriedade 
industrial (PI)

13:30h às 17:30h
Gestão e Comercialização dos ativos de 
PI aplicados ao desenvolvimento 
tecnológico

Instrutor:
Araken Alves de Lima
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (1997), mestrado em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente trabalha no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) onde desempenha a função de Coordenador-Geral da Academia da Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento. 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Curso Gratuito 
Data: 23 de agosto de 2012
Horário: das 8:30h às 17:30h
Local: Centro de Eventos FIERGS - Sala D2-211/2012 - Av. Assis Brasil, 8787, Porto Alegre - RS
Desenvolvimento Cultural:

Dia 29 de julho,  Concertos ao Entardecer.


                                                                           Quinteto de Metais da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul


segunda-feira, 23 de julho de 2012

Propriedade Intelectual

Seminário: A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO DO SOFTWARE

Objetivo - Sensibilizar e capacitar a comunidade acadêmica e empresarial sobre a importância dos registros de software e suas implicações, benefícios e peculiaridades.

Sobre o Seminário - O Seminário abordará a importância do registro de software como forma de assegurar ao autor direitos de exclusividade na produção, no uso e na comercialização de sua criação.

  • Licenças
  • Imposição de direitos
  • Vantagens do registro
  • Procedimento
  • Software livre
  • Novas tecnologias


Coordenação
Andresa Colloda - Escritório de Transferência de Tecnologia
Projetos de Inovação

IX SEMINÁRIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS


      
O Seminário de Gerenciamento de Projetos é uma das ações do escopo de estratégias do Capítulo Sul do Project Management Institute (PMI-RS) para disseminar e desenvolver as melhores práticas em gerenciamento de projetos. Em 2012 será realizada a 9ª edição, entre os dias 11 e 14 de setembro, no Centro de Eventos da PUC-RS, em Porto Alegre.

      A iniciativa acontece anualmente desde 2003, com exceção do ano de 2008, quando foi realizada na capital gaúcha o III Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos. A cada edição, o Seminário chama atenção pela qualidade do público, formado por profissionais de grandes empresas com atuação nacional e internacional. A evolução do número de participantes impressiona, pois acontece na ordem de 50% a cada evento. Do primeiro ao mais recente, no ano passado, o montante de inscritos passou de 150 para 650. Neste ano, a expectativa é atrair 900 pessoas.

      O tema do evento "Gerenciando Projetos para um mundo sustentável", foi sugerido por filiados do PMI-RS e escolhido por votação aberta no site. A partir dele, são definidos os minicursos e as oficinas, que acontecerão nos dias 11 e 12 de setembro, assim como as próprias palestras do Seminário, que ocorrem entre 13 e 14 de setembro.

      A participação dos filiados ao Capítulo Sul do PMI é outra marca do evento. Não é só na escolha do tema que isso acontece. Além de formar a comissão organizadora, que boa parte é constituída por membros da diretoria, os associados integram um grande grupo de voluntários. A chamada é feita nos meses que antecedem o evento, e tem surpreendido pela participação. Outro momento de integração oportunizada pelo Seminário é a inscrição de artigos. Um grande número de trabalhos exclusivos até a data do evento são publicados no site do PMI-RS e parte deles é apresentado através de palestras incluídas na grade de programação.  Maiores informações 
Apoio:  


Fonte: texto extraído do site: http://seminario.pmirs.org.br/site/home/pagina/id/23. Julho de 2012.