" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012


A CIDT DESEJA A TODOS UM FELIZ NATAL 
E UM PRÓSPERO ANO NOVO
Desejamos que no Ano Novo que se inicia você realmente... 
Ouça as palavras que sempre desejou ouvir .
Pronuncie as frases que um dia desejou repetir.
Sinta a emoção que sempre esperou sentir.
Caminhe pelos trilhos que um dia desejou seguir.
Divida o carinho com quem sempre desejou repartir.
Abrace todos os amigos que sempre desejou reunir,
e viva a vida que sempre sonhou existir...

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS!
                                     FESTA DE NATAL CIDT


Na noite dessa quinta-feira, a CIDT reuniu toda sua equipe para uma confraternização de encerramento de fim de ano. O evento foi realizado no Galpão do bloco A da UCS com sorteios de brindes entre os convidados presentes. O professor Marcelo Nichele em seu discurso, destacou a importância dos setores pertencentes à CIDT, para a Universidade de Caxias do Sul.




VEJA AS FOTOS DA COMEMORAÇÃO
Desenvolvimento Cultural

Encontro de Natal na Universidade de Caxias do Sul

Em virtude de comemoração de mais um ano de atividades na Universidade de Caxias do Sul, foi realizado, na tarde dessa quinta-feira, dia 20 de dezembro, o Encontro de Natal UCS. A Orquestra Sinfônica e o Coro Meninas Cantoras de Nova Petrópolis apresentaram canções Natalinas durante o evento. Funcionários e professores da instituição presenciaram esse momento. 

O reitor da universidade,  Isidoro Zorzi, desejou a todos boas festas, e destacou o bom desempenho da Universidade em 2012, principalmente na avaliação dos cursos de graduação: "Neste ano foram avaliados 22 cursos e todos obtiveram conceito muito bom e excelente, referendando a qualidade do nosso ensino. Isto deve-se à qualidade dos professores, dos funcionários e dos nossos alunos".

CONFIRA AS FOTOS DO ENCONTRO DE NATAL

Potência, Caxias teme o futuro

Caxias do Sul é uma potência industrial e não é de hoje. Há mais ou menos 60 anos, a colônia italiana começou a implantar as primeiras fábricas do setor metalmecânico. A cidade é sede da Marcopolo, da Randon e da Agrale, entre outras. Mas poderá sofrer uma estagnação econômica, a exemplo de Londrina, segundo o presidente da Câmera de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Carlos Heinen .

"As fábricas instaladas aqui estão abrindo unidades em outras regiões do País por causa da infraestrutura precária", conta. A cerca de 305 quilômetros do Porto de Rio Grande e sem estrada de ferro, toda produção local precisa ser escoada via rodoviária. "Nossa ligação com a capital (Porto Alegre) é feita por uma estrada que não recebe investimento há 40 anos. Os governos estão com dívida enorme com Caxias", protesta.

Por ironia, no município gaúcho fica a única fábrica de vagões do País: a Randon. " É incrível, mas os vagões têm de sair daqui sobre carretas até a estrada de ferro", conta.

O presidente da CIC diz que está preocupado com a competitividade do município. Assim como Londrina, Caxias sonha com um aeroporto internacional de cargas na Serra Gaúcha. " O projeto está pronto, mas para sair do papel está difícil. Sem ele, acho que a cidade não poderá continuar crescendo", declara. (N.B)

Texto extraído do site: http://www.hwidger.adv.br/
Sem indústria, não há salvação

As cidades que mais crescem no País têm um processo de industrialização consolidado, como Aparecida de Goiânia, Feira de Santana e Caxias do Sul. Exemplo de industrialização planejada, o Centro Industrial de Feira de Santana teve início com a fábrica da Pirelli.

Não adianta ter os melhores shoppings centers, ser um centro médico de referência nacional, contar com dezenas de instituições de ensino superior. Sem indústrias, não há salvação para os municípios do ponto de vista econômico. É o que mostram os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e afirmam representantes das cidades que mais crescem no País. 
A reportagem selecionou 32 municípios brasileiros com população entre 350 mil e 600 mil pessoas. Somente 13 deles viram sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) do País crescer de 2006 a 2010. A FOLHA entrevistou representantes de três: Aparecida de Goiânia (GO), Feira de Santana (BA) e Caxias do Sul (RS). 
O primeiro, que se localiza na região metropolitana da capital goiana, tem 474 mil habitantes. Sua participação no PIB brasileiro cresceu 21,19% no período. Em valores nominais, o índice aumentou 92%. Lá, o processo de industrialização teve início na década de 1980 e contou com uma boa ajuda do governo estadual. ''Como compensação por recebermos uma unidade prisional, Aparecida ganhou seu primeiro distrito industrial'', conta o secretário municipal da Indústria e Comércio , Ricardo Fouad Rabahi. As indústrias foram chegando e a cidade, por muito tempo considerada um dormitório para quem trabalhava na capital, hoje está no topo do desenvolvimento econômico. 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

LPHA confraterniza o encerramento dos protocolos Nisdi: Lilac Places, e comemora 10 anos de sua atividade

Na última sexta-feira, dia 14 de dezembro de 2012, ocorreu uma confraternização do UCS Consórcio de Sítios de Pesquisa pelo encerramento dos protocolos Nisdi: Lilac Places os quais foram desenvolvidos durante 10 anos no LPHA (2002 a 2012). A comemoração também foi mencionada pelo aniversário de 10 anos das atividades do LPHA (Laboratório de Pesquisa HIV/AIDS). 

O protocolo iniciou as 16 horas no Auditório do Bloco S, na UCS, aonde ocorreu a abertura do evento e pronunciamento de algumas autoridades, coordenação do LPGA, sítios de pesquisa participantes do UCS CS (UCS - Consórcio de Sítios), entregas de certificados, encerrando o evento com um coquetel de confraternização. 

O UCS Consórcio de Sítios de Pesquisa (UCSP), foi instituído em 2002, pelo Dr. Ricardo da Silva de Souza, no intuito de conduzir os Protocolos de Pesquisa NISDI (NICHD International Site Development Initiative) patrocinados pelo NICHD (National lnstitute of Child and Health Development). Simultaneamente, foi criado o Laboratório de Pesquisa em HIV/AIDS (LPHA) para gerenciar a condução dos Protocolos NISDI e prover suporte administrativo e logístico ao UCSP. 

Os protocolos tinham como objetivo principal escrever as características demográficas e clínicas de mulheres infectadas e crianças expostas ou infectadas pelo HIV. Durante a condução dos Protocolos NISDI, 1229 mães infectadas e 1629 crianças expostas ou infectadas pelo HIV foram avaliadas nos países da América Latina e Caribe, sendo 226 pelo UCSP. Todos os pacientes foram beneficiados pelo acesso a métodos diagnósticos e abordagens clínicas interdisciplinares não disponíveis na rotina dos serviços de saúde participantes. Em termos científicos, foram geradas 18 publicações em periódicos internacionais, descrevendo os avanços na compreensão da infecção de mamães infectadas e crianças expostas e infectadas pelo HIV e cerca de 20 artigos estão sendo finalizados para submissão.

Informações sobre outros estudos e pesquisas desenvolvidos pelo LPHA podem ser obtidas pelo site www.ucs.br/lpha.
TecnoUCS

Projeto TecnoUCS apresenta sua proposta para professores e pesquisadores da UCS

Na manhã do dia 13/12, no auditório do Bloco A da UCS, o projeto TecnoUCS avançou mais uma etapa apresentando sua proposta para professores e pesquisadores da UCS. 


A apresentação se iniciou pelo consultor técnico contratado pela UCS para auxiliar o parque

, Roberto Spolidoro, em seu discurso demonstrou o funcionamento de um parque tecnológico, exibindo critérios em que devem ser observados para um bom andamento na construção do TecnoUCS, como Habitat de Inovação, espaço físico, trabalho em redes nacionais e internacionais.

O  assessor Roberto Spolidoro é especialista em Parques Tecnológicos e Desenvolvimento Regional e fundador e presidente da NEOLOG Consultores Ltda. Há 23 anos, presta assistência e consultoria a habitats de inovação, em especial parques tecnológicos, pólos tecnológicos, tecnópoles e projetos regionais para o futuro.