" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Desenvolvimento Cultural
CONVITE
 
LANÇAMENTO DO LIVRO
Coral Vívere: a música, os sonhos e o envelhecer saudável.
AUTORA: Helena Maria Rizzon Mariani

Caros amigos, no próximo dia 05 de agosto, segunda-feira, acontece o lançamento do livro: Coral Vívere: a música, os sonhos e o envelhecer saudável.
O lançamento marca o início do segundo semestre letivo da Universidade da Terceira Idade – UNTI/UCS.
Prestigie!

Desenvolvimento Cultural

CONVITE

CONCERTOS AO ENTARDECER 

Caros amigos, NESSE DOMINGO, dia 28 de julhotem Concertos ao Entardecer com a apresentação do 
CORAL MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL

Regência: Cibele Tedesco
Preparação vocal: Franciele Zimmer
Prestigie!
28 de JULHO de 2013 - domingo - 18 horas
Capela do Santo Sepulcro 
Av. Julio de Castilhos, s/ nº - B: Lurdes
Caxias do Sul - RS

terça-feira, 23 de julho de 2013

PARCERIA PETROBRAS-UCS: pesquisadores desenvolvem projeto para produção de hidrogênio a partir de resíduos agroindustriais.


Novas instalações de laboratórios envolvidos no projeto foram inauguradas na tarde do dia 15.

Uma parceria entre a UCS e a Petrobras está possibilitando o desenvolvimento do "Projeto de Pesquisa BIO H2 - Digestão Anaeróbia de Resíduos e Efluentes Agroindustriais para a Produção de Biohidrogênio e Bioprodutos de Alto Valor Agregado", conduzido por pesquisadores da Universidade desde março de 2012. A pesquisa viabilizará a obtenção de hidrogênio como gás principal, a partir de resíduos da agroindústria, utilizando como matéria-prima vinhoto (resíduo da produção de etanol) e glicerol (resíduo da produção de biodiesel).


No dia 15 de julho, foram inauguradas as novas instalações dos três laboratórios onde se realizam as atividades do Projeto BIO H2: o Laboratório de Tecnologias Ambientais, no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia; o Laboratório de Bioprocessos e o Laboratório de Diagnóstico Molecular, ambos no Instituto de Biotecnologia do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas. Saiba Mais sobre a solenidade do dia 15.

Foto: Daniela Schiavo
Texto: Site UCS

CONFIRA AS FOTOS

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Ética em Pesquisa   

Convite

No ano de 2013, a educação continuada dos membros do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Caxias do Sul será aberta à participação dos pesquisadores da UCS. 

Todos os pesquisadores estão convidados a participar destas reuniões. Tal iniciativa se deve as transformações que vem ocorrendo na ética em pesquisa a partir da implantação da Plataforma Brasil e que está por ocorrer com a nova Resolução CNS 196/96, regulamentadora da ética em pesquisa no Brasil.

Pela ética em pesquisa ser fundamental para o desenvolvimento da pesquisa na UCS, espera-se a vossa participação. Nestas ocasiões, haverá oportunidade de discussões e procura de respostas para dúvidas. Os pesquisadores terão oportunidade de conhecer a rotina de análise de projetos de pesquisa e os critérios de julgamento ético que são utilizados pelo CEP.

Tema: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (continuação)
Data: 06/08/2013 – terça-feira
Local:
Sala Florense, Bloco M – Cidade Universitária
Horário: 17 horas às 19 horas

Atenciosamente,
Prof. Dr. Wilson Paloschi Spiandorello
Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa
Projetos de Inovação


X SEMINÁRIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

O Seminário de Gerenciamento de Projetos é uma das ações do escopo de estratégias do Capítulo Sul do Project Management Institute (PMI-RS) para disseminar e desenvolver as melhores práticas em gerenciamento de projetos. Em 2013 será realizada a 10ª edição, entre os dias 10 e 13 de setembro, no Centro de Eventos da PUC-RS, em Porto Alegre.

A iniciativa acontece anualmente desde 2003, com exceção do ano de 2008, quando foi realizada na capital gaúcha o III Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos. A cada edição, o Seminário chama atenção pela qualidade do público, formado por profissionais de grandes empresas com atuação nacional e internacional. Neste ano, a expectativa é atrair mais de 700 pessoas.

O tema do evento deste ano será "Gestão de Projetos em um universo conectado, colaborativo e ágil", sugerido por filiado e escolhido por votação aberta no site. A partir dele, são definidos os cursos e as oficinas, que acontecerão nos dias 10 e 11 de setembro, assim como as próprias palestras do Seminário, que ocorrem entre 12 e 13 de setembro.
A participação dos filiados ao Capítulo Sul do PMI é outra marca do evento. Não é só na escolha do tema que isso acontece. Além de formar a comissão organizadora, que boa parte é constituída por membros da diretoria, os associados integram um grande grupo de voluntários. A chamada é feita nos meses que antecedem o evento, e tem surpreendido pela participação. Outro momento de integração oportunizada pelo Seminário é a inscrição de artigos. Um grande número de trabalhos exclusivos até a data do evento são publicados no site do PMI-RS.