" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

IBM visita a UCS

No dia 26, a Universidade de Caxias do Sul, recebeu o comitê da IBM do Brasil. A finalidade da visita foi para que os membros do grupo, avaliassem as propostas de parcerias com a UCS.

O cientista-chefe da organização, Fábio Gandour, mencionou no encontro a importância de importar uma disciplina, ou até mesmo um curso, relacionado ao assunto "Ciência de Serviços". Ele acredita que a implantação poderá começar como um núcleo de pesquisa, até torna-se um curso na universidade, segundo ele, essa área é um estímulo para a inovação. 

Inauguração do Laboratório de Caracterização de Materiais para Mineração destaca parceria com o setor público e privado

Sexta-feira, dia 29 a Universidade de Caxias do Sul em parceria com o Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies e a empresa Vale, inaugurou o Laboratório de Caracterização de Materiais para Mineração. Os equipamentos contam, com uma cortadeira de precisão, uma prensa de embutimento, uma politriz e uma lavadora ultrassônica. Segundo o professor Carlos Figueroa, responsável pelo laboratório, os instrumentos são de última tecnologia, e a proposta é de que o local receba mais equipamentos futuramente.

Os equipamentos e bancadas foram adquiridos com recursos da Vale e do CNPq (Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) para complementar a infraestrutura já existente na seção UCS do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies e assim atender as necessidades de um projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido com a Vale, 

O reitor Isidoro Zorzi também ressaltou a importância das parcerias que apoiaram a construção do laboratório. "Essas parcerias demonstram a confiança que essas organizações depositam na UCS. Elas conhecem o bom trabalho que nossos professores e pesquisadores desenvolvem".

A inauguração teve participação do presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Roque Grazziotin, o coordenador do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, Fernando Lázaro Freire Jr, diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Cesar Augusto Bernardi, coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, Mauricio Moura da Silveira, e o coordenador de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Marcelo Nichele.

Fotos: Daniela Schiavo e Vagner Espeiorin.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Desenvolvimento Cultural

Caros amigos, quinta-feira, 05  de dezembro, às 20h30min
a Orquestra Sinfônica da UCS e a Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul
apresentam 
Christmas Rock
 

Regência: Manfredo Schmiedt
Arranjos: Alexandre Ostrovski Jr.