" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

TecnoUCS (Parque Tecnológico)
XXII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos
Entre os dias 17 e 21 de setembro de 2012 ocorre, no Parque Tecnológico Itaipu em Foz do Iguaçu, o XXII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e XX Workshop Anprotec, promovido pela ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES PROMOTORAS DE EMPREENDIMENTOS.
Visita técnica na HT Micron


A Profa. Monica B. Mattia, do curso de Economia e da equipe do TecnoUCS, e o Prof. Marcelo Nichele, Coordenador de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, participaram no dia 11 de Setembro, da reunião especial do CITEC – Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS, na UNISINOS. Houve uma visita técnica às instalações e o canteiro de obras da empresa HT Micron. A empresa fabricante de semicondutores é uma join venture de empresários gaúchos com a sul coreana Hana Micron.


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Propriedade Intelectual:

Vale dos Vinhedos conquista o registro de Denominação de Origem

No dia 19 de novembro de 2002, os vinhos e espumantes do Vale dos Vinhedos se tornaram os primeiros produtos brasileiros com Indicação Geográfica - modalidade Indicação de Procedência. Agora, em 11 de setembro de 2012, quase dez anos depois, o INPI anunciou que eles terão a Denominação de Origem, tipo "mais valioso" da IG, assim como os vinhos mais famosos do mundo.

uva



Cinema:

Cinema da UCS é reformado

O cinema da UCS está aperfeiçoando seu visual, desde o início do ano, para ajustes necessários em sua estrutura. 

No primeiro semestre de 2012, foi trocado toda iluminação da sala, para os professores poderem fazer palestras e debates sobre os filmes com os alunos. 

O cinema hoje, comporta 180 lugares, na qual, foram adquiridas novas poltronas, melhorando seu conforto e estética. 

A sala de projeção ganhou um novo projetor da Sony, com recursos profissionais, para melhor qualidade de transmissão de DVD's e CD's. A pintura na sala de projeção e na  entrada do cinema, também foram aplicadas aprimorando seu visual.


Desenvolvimento Cultural

Hoje, dia 12 de Setembro de 2012

UCS AUTORES

Apresenta:
Crônicas Douradas
Dramas, conquistas e mitos do esporte
de Lúcio Humberto Saretta




Em caso de dúvidas, entre em contato conosco:

Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico-PPID 
Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico - CIDT
Setor de Desenvolvimento Cultural - SDEC
Universidade de Caxias do Sul
54 3218 2610

Texto: Ester Chaves Rodrigues - Comunicação OSUCS


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Desenvolvimento Cultural


Quinta-feira, dia 13, a Orquestra Sinfônica da UCS apresenta a edição do mês de setembro do Programa Quinta Sinfônica
PRESTIGIE!


Essa edição é comemorativa dos 25 anos do Programa de Linguas Estrangeiras da UCS - PLE, que trabalha com o ensino e aprendizagem de nove idiomas estrangeiros: Alemão, Chinês, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês e Russo, além de Português para Estrangeiros. O programa atende a comunidade em geral e a acadêmica.

E para celebrar esta data a Orquestra, preparou um repertório com compositores nativos destes países para conduzir o público a uma viagem pelo mundo por meio da música.


O concerto tem início às 20h30min, no UCS Teatro, na Cidade Universitária.
A entrada é franca, com sugestão para a doação de alimentos não perecíveis. Os ingressos estão sendo distribuídos nas Livrarias do Maneco Centro e Cidade Universitária
.




Texto: Ester Chaves Rodrigues - Comunicação OSUCS
Propriedade Intelectual

Pesquisa e Inovação possui participação significativa no Ranking Universitário. 

Dia 3 de setembro, o jornal Folha de São paulo, divulgou o ranking geral das universidades do país. Foram considerados quatro critérios para se obter o resultado final do ranking: pesquisa, ensino, avaliação do mercado de trabalho e inovação.

A UCS foi avaliada em 7º posição das universidades particulares do Brasil e apareceu em 3º classificação no Rio Grande do Sul. Entre as universidades públicas e privadas, a UCS se posiciona em 40º lugar.

Pesquisa e Inovação 

No que se refere a área de Inovação, a universidade obteve maior destaque. Em um índice de avaliação até 5 pontos, a UCS atingiu nota 4,03. Com esse desempenho, a universidade se posiciona em 2º lugar entre as universidade particulares do Rio Grande do Sul e em 3º, entre públicas e particulares. No ranking nacional, a UCS se classifica em 19º lugar entre as escolas públicas e particulares, e em 2º entre as particulares.

O critério para este indicador é o número de patentes depositadas junto ao INPI. A areá de pesquisa e Inovação se divide em duas equipes, a Agência de Projetos (AGPRO), que presta assistência para a realização dos projetos de inovação e o Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT), que trabalha assessorando os professores em todo processo de registro no INPI.



segunda-feira, 10 de setembro de 2012


Cinema: 

Parcerias com o UcsCinema

Nova parceria feita junto a cinemateca brasileira com o UcsCinema - data da parceria dia 29/08/12

O(a) Fundação Universidade de Caxias do Sul, sob o código de inscrição está associado (a) à Programadora Brasil de Filmes Brasileiros.  http://www.programadorabrasil.org.br/associado/

A Programadora Brasil é um programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura realizado pela Sociedade Amigos da Cinemateca sob a coordenação da Cinemateca Brasileira.


O catálogo atual conta com 825 filmes e vídeos de todos os cantos do país, organizados em 255 programas (DVDs), contendo encartes, valorizando a diversidade e as informações sobre o cinema brasileiro. Um catálogo que tem como destaque programas com conteúdo destinado a todas as faixas etárias e a qualquer perfil de público. São filmes históricos e contemporâneos, curtas, médias e longas-metragens, de todos os gêneros (Animação, Documentário, Experimental e Ficção), que apresentam histórias do imaginário brasileiro e dos seus autores e também histórias que mostram a nossa realidade em seus diversos aspectos. Há de se destacar que 30 programas (DVDs) apresentam títulos com os recursos de acessibilidade (closed caption e audiodescrição).

Nova parceria feita junto a cinemateca da Embaixada Francesa - data da parceria dia 29/05/12

A Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, sediada no Rio de Janeiro, possui um acervo de cerca de 600 filmes de ficção, assim como 400 documentários, a maioria com direitos liberados para exibições não-comerciais em território brasileiro.http://www.cinefrance.com.br/

Cinema: 

PROJETO LANTERNINHA

As escolas abaixo, participam do projeto realizado todas terças-feiras desse ano:

E.M.E.F. Eng.º Mansueto Serafini - Filme: Diario de um Banana 2

E.M.E.F. Profª. Marianinha Queiroz - Filme: Como Treinar seu Dragão

E.M.E.F. Eng.º Dario Granja Sant’Anna - Filme: Monstros S/A

E.M.E.F. Pe. Antonio Vieira - Filme: Monstros S/A

E.M.E.F. Dolaimes Stédile Angeli - Filme: O Coronel e o Lobisone

E.M.E.F. Alberto Pasqualini - Filme: Bernado e a Bianca

E.M.E.F. São Vicente de Paulo - Filme: Bernado e a Bianca

Casa dos Anjos Voluntários - Filme: UP - Altas Aventuras