" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ética em Pesquisa
Convite

No ano de 2013, a educação continuada dos membros do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Caxias do Sul será aberta à participação dos pesquisadores da UCS.
 
Todos os pesquisadores estão convidados a participar destas reuniões. Tal iniciativa se deve as transformações que vem ocorrendo na ética em pesquisa a partir da implantação da Plataforma Brasil e que está por ocorrer com a nova Resolução CNS 196/96, regulamentadora da ética em pesquisa no Brasil.
 
Pela ética em pesquisa ser fundamental para o desenvolvimento da pesquisa na UCS, espera-se a vossa participação. Nestas ocasiões, haverá oportunidade de discussões e procura de respostas para dúvidas. Os pesquisadores terão oportunidade de conhecer a rotina de análise de projetos de pesquisa e os critérios de julgamento ético que são utilizados pelo CEP.

Tema: Avaliação da metodologia científica (Resolução CNS 196/96-III.3.a e e).

Ética: De acordo com o item VII.14, da Res. CNS n.º l96/96, a revisão ética de toda e qualquer pesquisa envolvendo seres humanos não poderá ser dissociada de sua análise científica. Não se justifica submeter seres humanos a riscos inutilmente e toda a pesquisa envolvendo seres humanos envolve risco (Res. CNS n.º 196/96-V). Se o projeto de pesquisa for inadequado do ponto de vista metodológico, é inútil e eticamente inaceitável.

Data: 04/06/2013 – terça-feira

Local: Sala Florense, Bloco M – Cidade Universitária

Horário: 17 horas às 19 horas


Atenciosamente,
Prof. Dr. Wilson Paloschi Spiandorello
Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa

Propriedade Intelectual

Brasil avança em acordo que reduz custo para registro de marcas em diversos países 

A Camex (Câmara de Comércio Exterior) do governo federal aprovou a adesão do Brasil ao Protocolo de Madri --por meio do qual é possível solicitar, ao mesmo tempo, uma marca nos escritórios de registro dos países membros.

O Ministério do Desenvolvimento confirmou a recomendação, mas a adesão ainda não está garantida e há ainda um longo caminho a ser percorrido dentro do governo.

Cabe agora à Casa Civil formatar a proposta, que precisará receber o aval da presidente Dilma Rousseff e então ser encaminhada ao Congresso Nacional.

Se aprovada, as empresas brasileiras poderão fazer um pedido único internacional de registro de marcas, o que pode reduzir custos e procedimentos.

O exame do pedido de marca é feito no escritório internacional de cada um dos 90 países membros, seguindo a legislação local.

Esse registro internacional é importante, pois cada marca só tem validade no país em que for registrada.
Propriedade Industrial

O INPI lançou um programa para acelerar a análise dos pedidos de patentes verdes

Com o objetivo de reduzir o período de análise dos pedidos de patentes relacionadas com tecnologias verdes, o INPI transformou em definitivo o programa piloto para acelerar a analise dos pedidos de patentes verdes.
 
Considerando-se que o INPI está com um atraso considerável, este procedimento julgamento acelerado é uma grande oportunidade para aqueles pedidos de patentes que estão na lista de tecnologias elegíveis priorizadas pelo INPI: energia alternativa (por exemplo, energia solar e energia eólica), transporte (por exemplo: veículos híbridos), conservação de energia (por exemplo: iluminação de baixo consumo), gestão de resíduos (por exemplo: reflorestamento), agricultura (por exemplo: técnica de reflorestamento). Este programa visa acelerar o exame dos pedidos de patentes que se encaixem nesta definição.
 
Com esta iniciativa, o INPI não só acelera decisões em matéria de pedidos de patentes de invenção, como também possibilita a identificação de novas tecnologias que possam ser rapidamente usadas pela sociedade,
estimulando o seu licenciamento e incentivando a inovação no país..Caso o seu pedido de patente se enquadre na definição do INPI de Patentes Verdes, entre em contato com a equipe. 

Fonte: www.inpi.gov.br


quinta-feira, 23 de maio de 2013

 SEMANA DO MEIO AMBIENTE
PARTICIPE!!


CONVITE

Caros amigos, na próxima semana, dia 26 de maio, a Orquestra Sinfônica da UCS realiza um concerto em Porto Alegre, no Teatro do CIEE, com o tema MOZART AO ENTARDECER.
A regência é do Maestro Manfredo Schmiedt e a solista é a pianista Olinda Alessandrini

PRESTIGIE!



DATA: 26 DE MAIO DE 2013 - DOMINGO
HORA: 19 HORAS
LOCAL: TEATRO DO CIEE - R: DOM PEDRO II, 861- Higienópolis - Porto Alegre - RS
FONE: 51- 3363-1111
ENTRADA FRANCA
Retirada de Senhas na bilheteria do Teatro, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

CDL Jovem inicia ações do Dia Livre de Impostos

Você sabia que trabalhamos cerca de 145 dias do ano apenas para pagar impostos?

Quem realmente paga os impostos somos nós consumidores e trabalhadores. A alta carga tributária consome aproximadamente 40% de tudo que produzimos e o dia 25 de maio, por corresponder a 40% do ano, representa o DIA DA LIBERDADE DE IMPOSTOS.
Agora que já trabalhamos 145 dias para o governo, podemos finalmente, pensar em nós mesmos.  

 "Mostremos valor constância, nesta ímpia e injusta guerra"!
Somente juntos podemos mudar esta situação, contamos com teu apoio. Participe desta luta!