Dilma destaca Inova Empresa como matriz para integrar inovação
O Plano Inova Empresa, lançado nesta quinta-feira (14) pelo governo federal, prevê investimentos de R$ 32,9 bilhões para impulsionar a produtividade e a competitividade da economia brasileira por meio da inovação tecnológica. Mas, para a presidenta Dilma Rousseff, a grande característica do projeto é integrar em uma mesma matriz todos os recursos destinados a estimular a atividade.
“Agora vamos olhar a eficácia e assegurar que o dinheiro vai sair daqui e ir para a inovação”, disse Dilma. “Isso significa que nós vamos ter uma porta única, para que esses recursos trilhem um caminho dentro das necessidades do Brasil em termos de ciência, tecnologia e inovação. É a nossa articulação que vai iluminar esse caminho.”
Para a presidenta, o Inova Empresa reproduz a fórmula dos programas sociais Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, que alcançaram sucesso após agregar recursos e ações dispersas do governo. “Nenhum projeto, nenhum programa brasileiro deu certo sem integrar seus setores”, ressaltou.
Ela afirmou que, hoje, o Brasil tem condições de dar importância à questão da inovação, necessária para o desenvolvimento do país. “Inovar, para o Brasil, é uma questão de estar à altura do seu potencial”, declarou. “Sei que nós precisamos de tomar uma providência, e a tomamos. Temos que dedicar toda nossa atenção para que tenhamos um país mais construtivo, menos desigual e uma economia com grande capacidade de ser produtiva e competitiva.” Leia mais.