" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

segunda-feira, 11 de março de 2013

Desenvolvimento Cultural
ABERTURA DA TEMPORADA 2013 - Orquestra Sinfônica da UCS

Caros amigos, na próxima quinta-feira, acontece a abertura da temporada 2013 da Orquestra Sinfônica da UCS, 
programa QUINTA SINFÔNICA.
Não perca!

apresentação: Orquestra Sinfônica da UCS - Osucs
regência: Manfredo Schmiedt
solista: Olinda Allessandrini - pianista

edição comemorativa aos 15 anos do Hospital Geral 

 14 de março de 2013 - quinta-feira - 20h30min
UCS Teatro - Bloco M - Cidade Universitária - Caxias do Sul - RS


REPERTÓRIOEspecial Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791)

- Abertura Le nozze di Figaro da ópera “As bodas de Figaro” K. 492
- Concerto para piano e orquestra Nº 20 em ré menor K. 466
Allegro
Romanze
Allegro assai
Solista: Olinda Allessandrini
Intervalo
- Sinfonia Nº 41 em Dó Maior K. 551
Allegro vivace
Andante cantabile
Menuetto: Allegretto – Trio
Molto allegro

SOBRE A SOLISTA:

Olinda Allessandrini


 “...de técnica apurada e dotada de fina imaginação e bom gosto, Olinda Allessandrini é uma das mais atraentes pianistas do repertório nacional”. (Arte do Piano, de Sylvio Lago, Algol Editora, 2007)

Em 2010 a pianista foi premiada com a distinção “Líderes e Vencedores”, pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, como destaque na área cultural. Também em 2010 recebeu a Medalha comemorativa ao ano Chopin, através do Consulado da Polônia em Porto Alegre.
Em um projeto pioneiro, lançou em novembro de 2012 o livro-CD “Cirandas de Villa-Lobos, Reinvenções”, juntamente com a escritora Marô Barbieri e a artista plástica Clara Pechansky, integrando as três artes. Sua interpretação das 16 Cirandas é complementada por textos e ilustrações, e tem recebido excelentes comentários da crítica especializada.
Ao longo de sua carreira, gravou extenso repertório em piano solo, com orquestras e como convidada de grupos de câmara. Possui CDs inteiramente dedicados a obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Araújo Vianna, além dos CDs “Panorama Brasileiro”, “Valsas”, “pamPiano”, “Ébano e Marfim”, “Um piano na Esquina”, com obras de diversos compositores. Participou também de vários CDs como pianista convidada. Em um deles está registrada a gravação ao vivo do concerto de 24 de março de 1999, na Filarmonia de Berlim, como solista com a Orquestra Sinfônica Jovem de Charlottenburg, sob a regência de E. Mentges.
Em 2011 e 2012 participou de uma extensa tournée com o espetáculo “Piazzolla Coreografado”, com a Orquestra de Câmara da Fundarte e os bailarinos da Troupe Xipô
Entre suas atividades didáticas, ministrou vários cursos sobre História da Música no Studio Clio, em Porto Alegre, juntamente com o pianista Tiago Halewicz.
Participa regularmente de Seminários de Música e Festivais, entre os quais o “Musica em El Cabildo” (2011) em Montevideo, o Festival de Câmara de Caxias do Sul (2010), o Festival “Pianotune” (2011 e 2009) na Bélgica, a “Klavierwoche” em Heidelberg, Alemanha (2006), o Festival do Centenário Radamés Gnattali no Rio de Janeiro (2006), várias edições da “Semana do Piano” em Pelotas, e dos Festivais de Música de Montenegro e do Festival de Música de Londrina. Atuou como pianista e professora no Festival “Brasilianische Impressionen”, em outubro de 2000, e no Seminário Internacional sobre Fronteiras Culturais, em 2002, ambos em Berlim. Apresentou-se na Alemanha, Austria, Bélgica, Itália, Noruega, Estados Unidos, Uruguai, Chile, e Bolívia.

SOBRE O HOMENAGEADO:

Hospital Geral de Caxias do Sul

O Hospital Geral de Caxias do Sul completa no dia 19 de março de 2013, 15 anos de existência.
Nestes 15 anos, sua missão tem sido promover a assistência à saúde de forma qualificada e humanizada, integrada a programas de ensino e pesquisa, atendendo as necessidades da comunidade local e regional.
Atende exclusivamente usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, provenientes da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde que abrange 48 municípios da região norte e nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, totalizando mais de 1 milhão de habitantes.
O hospital conta com o atendimento qualificado desde pronto atendimento ambulatorial de urgência até os serviços auxiliares de diagnóstico e terapia, incluindo procedimentos de média e alta complexidade. E, no Ambulatório Central da Universidade de Caxias do Sul, os usuários têm à disposição consultas médicas nas áreas de atendimento básico e de especialidades, totalmente gratuitas de segunda a sexta-feira.
É referência nos tratamentos oncológico adulto e pediátrico, estando em fase de construção a nova Unidade de Alta Complexidade em Oncologia para implantação de Radioterapia, UTI’s: Adulto, Pediátrica e Neonatal. Realiza captação e transplante de córneas, além de cirurgias cardíaca e intervencionista e, é único hospital no interior do estado a realizar cirurgia cardíaca pediátrica. 
Seu trabalho está baseado nos princípios do atendimento humanizado, universal e integral; recursos humanos e tecnológicos qualificados; ética e integridade nas relações; autossustentação; universitário integrado ao ensino e pesquisa; inovação e evolução científica, compromisso com a comunidade local regional  e responsabilidade social e ambiental.
Saiba mais sobre os serviços do Hospital Geral de Caxias do Sul no site www.hgcs.com.br.
SERVIÇO:
Evento: Quinta Sinfônica – Abertura da Temporada 2013 – comemorativo aos 15 anos do Hospital Geral
Apresentação: Orquestra Sinfônica da UCS
Regência: Manfredo Schmiedt
Solista: Olinda Allessandrini – piano
Data: 13 de março de 2013 - quinta-feira
Hora: 20h30min
Local: UCS TEATRO – bloco M – Cidade Universitária – Caxias do Sul – RS
Entrada Franca
Orquestra Solidária: doe alimentos não perecíveis
Retirada de ingressos: Livrarias do Maneco (Centro e Cidade Universitária) do dia 11 a 14.03.2013 (no dia 14, a partir das 18h na bilheteria do UCS Teatro)
Promoção: Universidade de Caxias do Sul e LionsEduC
Patrocínio: Unimed Nordeste - RS
Apoio: Personal Royal Hotel e SIMECS
Informações: (54) 3218 2610 

Convide seus amigos e familiares, repasse esse convite para sua lista de contatos.

Até o concerto!

Ester Chaves Rodrigues
assessoria de comunicação OSUCS
+55 54 3218 2610
+55 54 9998 7307
skype: esterchavesrodrigues


"Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor!"
Wolfgang Amadeus Mozart

Nenhum comentário:

Postar um comentário