" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Projetos de Inovação 
 
CNPQ divulga 33 editais no mês de setembro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, publicou no mês de setembro 33 novas chamadas públicas para a submissão de propostas de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, apresentando um crescimento significante de publicações em relação aos meses anteriores deste ano.

O objetivo dos editais é apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica, extensão e/ou ensino que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País.

As oportunidades foram divulgadas pela Agência de Projetos via e-mail para professores e pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul, de acordo com as áreas prioritárias descritas nos editais. As mesmas encontram-se listadas no link: http://cidtucs.blogspot.com.br/2013/10/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html#more-- e podem ser solicitadas para Vanessa Hoffmann, pelo e-mail: vchoffmann1@ucs.br.
Projetos de Inovação

Gerente do SEBRAE visita a UCS

Nesta última quinta-feira, dia 3 de outubro, o Sr. Thiago Melo de Souza Gerente de Atendimento Individual do SEBRAE/RS, visitou a Universidade de Caxias do Sul, na ocasião destacou o sucesso da parceria entre a UCS e o SEBRAE no Projeto Negócio a Negócio falando da continuidade do projeto para 2014.

Esteve presente na recepção o Supervisor do Negócio a Negócio, Fábio Teixeira, o coordenador do Negócio a Negócio na UCS, professor João Vicente Franco de Godolphim e o coordenador de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Marcelo Nichele.

Fábio Teixeira, Marcelo Nichele, Thiago Melo de Souza, João Vicente Godolphim

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Desenvolvimento Cultural

UCS CINEMA - MOSTRA DE CINEMA BRASILEIRO
AGENDA OUTUBRO 


TecnoUCS

 Caxias terá Parque Científico e Tecnológico

Espaço ao lado da UCS foi decretado de utilidade pública pela administração municipal


 A construção de um Parque Científico e Tecnológico da Serra foi anunciada oficialmente pelo prefeito Alceu Barbosa Velho na noite de terça-feira (01), durante a Mercopar.

 Desenvolvimento Cultural

MOSTRA DE CINEMA BRASILEIRO   
TERÁ SESSÕES INCLUSIVAS PARA SURDOS E CEGOS 
NO UCS CINEMA
 
As sessões ocorrerão nos dias 05 e 06 de Outubro/2013 com a entrada franca. Para as crianças, o filme começará às 16 horas e terá oito curtas de animação e ficção. A mostra panorama, possui a classificação de 14 anos e iniciará às 18h com o filme Ônibus 174. Todos os filmes exibidos na primeira semana de cada mês terão dispositivos closed caption, para surdos e audiodescrição para cegos.

Confira a sinopse de cada sessão
Desenvolvimento Cultural

Show Sérgio Mallandro
18 de outubro - sexta 
 20h30min
UCS Teatro - Caxias do Sul - RS

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Propriedade Intelectual


       Nos dias 25 e 26 de setembro deste ano, aconteceu o I Seminário Nacional de Indicações Geográficas no bloco H da Universidade de Caxias do Sul. O evento de realização do Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola e do Escritório de Transferência de Tecnologia - ETT, teve por objetivo sensibilizar e integrar produtores e atores públicos e privados, em âmbito do Estado e do Brasil, para o desenvolvimento de indicações geográficas, visando à capacitação para o diagnóstico e a formulação de projetos para o pedido de registro de Indicações Geográficas de produtos e serviços no Brasil.

Confira as fotos do evento

      Editais Enviados e Eventos Divulgados em Setembro de 2013

Desenvolvimento Cultural

Queridos amigos, a cada dia nos deparamos com a instantaneidade da informação chegando na escola, na nossa casa, espalhando-se com a velocidade inerente à tecnologia e à modernidade. 
Diante disso precisamos buscar estar atualizados para enfrentarmos os desafios diários e decorrentes dessa evolução. 
A Língua Portuguesa é um desses desafios para o qual devemos estar atentos. Nesse sábado, dia 5, inicia mais uma turma do curso: A nova ortografia explicada. 
Você não pode ficar de fora

 
CURSO A NOVA ORTOGRAFIA

05 e 19.10.2013 - sábados
Hora: das 8h15min às 11h45min
Local: Sala Florense - Bloco M da UCS (mesmo do UCS Teatro)
Investimento: R$ 50,00 (cinquenta reais)
inclui material didático e o livro: A Novo Ortografia Explicada
Certificado para os presentes nos dois encontros
Inscrições: pelo site: www.ibraleduc.com.br/cursos
informações: e-mail: cursos@ibraleduc.com.br - telefone: (54) 3218 2610

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Projetos de Inovação

 

Prorrogação do 9° Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

 

Foram prorrogadas até o dia 18 de outubro de 2013 as inscrições para a 9º edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. O Prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação (MEC) e da ONU Mulheres e tem como objetivo estimular e fortalecer a reflexão crítica e a produção científica em torno das desigualdades existentes entre homens e mulheres no Brasil, contemplando as abordagens de classe social, geração, raça-etnia e sexualidade.
Podem participar estudantes do ensino médio, graduação, mestrado e doutorado; e graduadas e graduados, especialistas, mestras e mestres. As premiações são computadores e equipamentos de informática (para estudante de ensino médio), bolsas de iniciação científica (para ensino médio e superior), bolsa de mestrado e doutorado, além de valor em dinheiro para as três modalidades de participação do ensino superior.