" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Desenvolvimento Cultural

Aproveite o Verão no UCS Cinema!!!

Confira a agenda


quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Projetos de Inovação
Caixa Econômica Federal e Brigada Militar visitam Loteamento Campos da Serra
No último sábado, dia 1 de janeiro, moradoras do Loteamento Campos da Serra e a equipe do Trabalho Técnico Social da Universidade de Caxias do Sul - UCS, uniram esforços com a Caixa Econômica Federal e a Brigada Militar para uma visita de reconhecimento da organização física e comunitária do loteamento Campos da Serra.
 
Foram visitados os residenciais Campos da Serra I, Campos da Serra II, Campos da Serra III, Campos da Serra IV, Harmonia, Nascer do Sol, Portal da Serra, Da Serra e Jardim da Serra. Estas visitas contribuíram para o reconhecimento da distribuição das diversas torres dentro dos condomínios, visibilidade dos acessos, e aproximação das famílias com os agentes de segurança.
A assistente social  Ládia Dutra da Caixa Econômica Federal, o comandante Carlos Alberto da Rocha e dois policias militares designados pelo Capitão Wagner Carvalho acompanharam a visita do sábado.
 
A UCS entregou à Brigada Militar quatro mapas contendo a implantação do Loteamento com suas quadras, lotes e residenciais.
Projetos de Inovação
Projeto Eu Ecológico se prepara para premiação internacional
 
Na quinta-feira, dia 23 de janeiro de 2014, a comunidade do Loteamento Fátima Baixo se mobilizou em ações de preservação ambiental, várias atividades dentro do Projeto Eu Ecológico foram desenvolvidas. Cerca de cinquenta pessoas participaram dos mutirões de limpeza das áreas verdes, de plantio de árvores e flores nas ruas do loteamento. O Pomar Comunitário e as hortas domiciliares também mereceram trabalhos de manutenção.
 
O Projeto que mereceu destaque da Caixa Econômica Federal na premiação das Melhores Práticas Nacionais, acontece periodicamente pela comunidade desde 2009, neste dia foram concentradas para garantir a tomada de imagens que serão avaliadas por uma comissão internacional que se reunirá em Dubai (um dos 7 Emirados Árabes Unidos) para premiação internacional das melhores práticas de sustentabilidade.

O Eu Ecológico, envolve 15 mil famílias da Zona Norte de Caxias do Sul, com o objetivo de recuperar, manter e preservar as áreas verdes da cidade, garantindo o envolvimento protagonista da comunidade, a geração de trabalho e renda com resíduos, a redução na produção, armazenamento, separação e descarte correto dos resíduos. As ações do Eu Ecológico estão sendo replicadas com as famílias do Loteamento Campos da Serra.

A Universidade de Caxias do Sul coordena as atividades do Trabalho Técnico Social do reassentamento do Bairro Fátima Baixo, sendo o Eu Ecológico um dos muitos projetos implementados na melhoria da qualidade de vida das 346 famílias que foram reassentados e da comunidade da Zona Norte de Caxias do Sul.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Projetos de Inovação

Porto Alegre – Iniciativa que leva para milhares de microempresas e microempreendedores individuais (MEIs) as soluções em gestão empresarial do SEBRAE/RS, de forma presencial, gratuita e continuada, o Programa Negócio a Negócio vai ser ampliado em 2014, com a realização da etapa III. O foco será o atendimento de empreendimentos que tenham participado das etapas I e II da ação, e que pertençam aos segmentos de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, cabeleireiros e restaurantes e similares.

Em reunião com representantes das universidades parceiras desta nova etapa do programa, o diretor Técnico do SEBRAE/RS, Marco Kappel Ribeiro, falou da importância de se ampliar o escopo de atendimentos e diversificar a entrega de soluções, privilegiando processos inovadores. “Temos observado que cerca de 95% das empresas que recebem o diagnóstico empresarial e o plano de ação que propõe melhorias para o negócio são do comércio varejista. E, neste setor, os segmentos elencados são os que mais buscam os nossos agentes de orientação”, enfatiza. Serão parceiras do SEBRAE/RS na nova etapa do Negócio a Negócio a Universidade de Passo Fundo (UPF), a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), de Porto Alegre, e a FEEVALE, de Novo Hamburgo.

Kappel ressalta que a expectativa é de que os agentes de orientação saiam a campo para atender as empresas elencadas a partir do início de abril deste ano. “A nossa meta global para essa nova etapa do Negócio a Negócio é atender a 5 mil empresas ao longo de 2014, sendo 4 mil microempresas e mil MEIs”, diz. Cada instituição de ensino superior parceira será responsável por realizar 1.250 atendimentos in loco, personalizados, continuados e gratuitos.

O Negócio a Negócio é uma iniciativa do SEBRAE/RS, realizada em parceria com universidades gaúchas, que está presente em todo o Estado desde 2010. “É a maneira que encontramos de avaliar a evolução dos negócios das nossas microempresas e dos microempreendedores individuais. Muitos dos empreendedores atendidos nessa ação tiveram seu primeiro contato com o SEBRAE por meio do programa. "É bom saber que estamos construindo novos laços e fortalecendo o relacionamento com outras empresas que nunca tinham buscado ajuda na instituição", explica Kappel.

As etapas I e II do Negócio a Negócio, em 2013, atingiram 51.846 empresas, com 149 mil atendimentos realizados pelos agentes de orientação. Em quatro anos de execução, a iniciativa já chegou a 179 mil empreendimentos em todo o Rio Grande do Sul. E a meta para 2014 é atender 52.430 empresas nestas duas etapas. São parceiras do SEBRAE/RS para a concretização desta meta as universidades FACCAT, FADERGS, FEEVALE, PUCRS, UCPEL, UCS, UFSM, UNIJUÍ, UPF e URCAMP.

Editais Enviados e Eventos Divulgados em Janeiro de 2014.