TECNOUCS - Parque Científico e Tecnológico da Serra do Rio Grande do Sul
O TecnoUCS é um parque Científico e Tecnológico da Serra do Rio Grande do Sul moldado para atender às necessidades e impulsionar potencialidades de uma região que conta com mais de 70 municípios, 25 mil km², um milhão e trezentos mil habitantes, PIB superior a R$ 35 bilhões e uma universidade regional comunitária - a Universidade de Caxias do Sul, criada em 1967, com campos e núcleos disseminados no território.
A região constitui o 2º Polo Metalomecânico do Brasil. Conta com mais de dez mil empresas de base tecnológica em setores como metalomecânica, informática, plásticos, eletroeletrônica, automotivo, móveis e agronegócio.
Em
sua grande maioria, essas empresas foram criadas localmente, muitas
vezes em pequenas oficinas, sendo que algumas delas se
transformaram em grandes multinacionais brasileiras, tais como o
Grupo Randon, Marcopolo, Tramontina, Agrale e Lupatech.
OBJETIVOS
O objetivo principal do TecnoUCS é contribuir para o desenvolvimento socialmente responsável, sustentado e competitivo da região na Economia Globalizada do Conhecimento. Para tanto, entre outras estratégias, promove a ampliação da sinergia e produtividade dos agentes da inovação, a cultura do empreendedorismo e a identificação e aproveitamento de novas vocações econômicas em setores portadores de futuro e inovadores.
ESTRUTURA
O TecnoUCS é formado por segmentos locais disseminados na região. Um Segmento Local é um espaço físico delimitado, no tecido urbano ou território, no qual há concentração significativa de atores da inovação, cujas competências se reforçam e atuam sinergicamente com outros atores da inovação.
O
formato é aderente à configuração do substrato acadêmico e
industrial existente, construído ao longo de décadas de modo
difuso na região. As características do TecnoUCS e a
atuação da sua governança propiciam significativa
contribuição à formulação de um programa inovador
de desenvolvimento regional, o projeto da serra do Rio Grande do
Sul para o futuro.
O
projeto TecnoUCS é um sistema composto por distintos Espins -
Espaços de Inovação, que envolverão:
- TecnoUCS Serra: Ocupará uma área de 18 ha dentro do campus sede da UCS. Contará com estação de tratamento de esgotos e uma grande área para instalação de empresas e/ou projetos inovadores.
- TecnoUCS Vale do Caí: O Parque Ecotecnológico do Vale do Caí, ficará localizado em Bom Princípio, em uma área de 05 ha, para promover o desenvolvimento da indústria local, tanto nas áreas tradicionais da economia local, como na atração de novos empreendimentos. Saiba mais sobre o TecnoUCS Vale do Caí
- ITEC: Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul, é uma sociedade que segue o modelo do Triple Helix, envolve a UCS, a Prefeitura de Caxias do Sul e a Câmara de Indústria Comércio e Serviços de Caxias do Sul, com apoio direto do Sindicato das Industrias Metalúrgicas - SIMECS e o Sindicato das Industrias de Material Plástico - SIMPLÁS. A ITEC funciona a 14 anos, possui 12 empresas incubadas e já graduou 39 empresas. Saiba mais sobre a ITEC
Além destes empreendimentos, o TecnoUCS conta com importantes setores da UCS para apoiar projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico:
- ESCRITÓRIO DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA: As empresas que participam do TecnoUCS e de seus projetos contam com o apoio da UCS para a proteção do conhecimento gerado. A propriedade intelectual e industrial desenvolvida é protegida desde o início do projeto.
- AGÊNCIA DE PROJETOS: Desenvolve projetos inovadores, oferece todo o suporte administrativo que empresas e pesquisadores precisam para uma operação exitosa;
- GERÊNCIA DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS: Participantes do TecnoUCS contam com dezenas de laboratórios certificados pela norma ISO17025, nas áreas de tecnologia, saúde e agrárias e biológicas.
- INSTITUTO DE MATERIAL CERÂMICO: Localizado em Bom Princípio, oferece três laboratórios focados em material cerâmico, sendo os mais modernos da América do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário