" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

 Desenvolvimento Cultural

MOSTRA DE CINEMA BRASILEIRO   
TERÁ SESSÕES INCLUSIVAS PARA SURDOS E CEGOS 
NO UCS CINEMA
 
As sessões ocorrerão nos dias 05 e 06 de Outubro/2013 com a entrada franca. Para as crianças, o filme começará às 16 horas e terá oito curtas de animação e ficção. A mostra panorama, possui a classificação de 14 anos e iniciará às 18h com o filme Ônibus 174. Todos os filmes exibidos na primeira semana de cada mês terão dispositivos closed caption, para surdos e audiodescrição para cegos.

Confira a sinopse de cada sessão

16h00 – CURTAS INFANTIS c/ AUDIODESCRIÇÃO E CLOSED CAPTION

Classificação Livre

 O que os filmes deste programa têm em comum? Além da qualidade técnica e artística corroborada pelos diversos prêmios recebidos, todos falam sobre questões éticas ou sobre a superação de preconceitos que excluem e geram solidão. Longe de dar lições de moral ou receitas de certo e errado,
eles envolvem as crianças em histórias emocionantes e bem-humoradas, buscando assim tocá-las de verdade. Em O boxeador, um menino aprende as coisas que a gente ganha quando perde um jogo. Cores e botas denuncia o preconceito racial. A fábula da corrupção é uma divertida
crítica é uma divertida crítica à desonestidade. A convivência entre diferentes e a crítica à exclusão são temas de Enciclopédia, O filho do vizinho e Menina da chuva. E um sentido profundo de família perpassa Fábula das três avós e Remoto controle remoto. Cada criança da plateia vai encontrar aqui filmes que a farão mais inteira e mais feliz.

18h00 – ÔNIBUS 174 c/ ÁUDIODESCRIÇÃO E CLOSE CAPTION

Direção: José Padilha
Classificação: 14 anos
2002, Documentário, 118 min.

Sinopse: O sequestro do ônibus 174 foi filmado e transmitido ao vivo pela televisão, cujas imagens são mostradas no documentário, porém um dos argumentos sustentado pelo autor do filme é que o rapaz em foco tenha sido vítima de um processo de exclusão social a tal ponto, que ele tenha se bandeado para o crime, não por escolha própria, mas por abandono por parte das autoridades do Estado do Rio de Janeiro. O documentário mostra o processo de transformação da criança de rua em bandido e sugere as causas da violência nas grandes cidades do Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário