" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

quarta-feira, 18 de julho de 2012


Cinema:

PROJETO LANTERNINHA – 
a sétima arte voltada para o público infantil

   A UCS enquanto entidade comunitária, considerando sua responsabilidade social pode e deve constituir espaços do qual compartilham o comunitário e a comunicação. Orientada pelo diálogo, pela participação e pelos aparatos comunicativos, a imagem, a voz, o discurso devem estar ao alcance da coletividade.”

    A partir desta premissa, entende-se que é da comunidade universitária a Sala de Cinema, logo, devemos divulgar a ela sua disponibilidade bem como seus benefícios.

    A sala com 180 lugares, climatização e recursos tecnológicos de cinema e audiovisual deve ser usada como espaço de aprendizagem e apropriação da cultura enquanto articuladora de diversos saberes, portanto, um laboratório de aprendizado interdisciplinar.

Neste exato momento, o projeto Lanterninha visa aproximar crianças em situação de risco à cultura e educação, trazendo-as para o meio acadêmico, incentivando a vontade de aprender e de tornar-se parte de um processo de desenvolvimento.

Objetivos Gerais

    Oportunizar através da disponibilização da sala, o contato mais amplo, intensificado e estimulador com a sétima arte, proporcionando novas visões de mundo, capazes de contribuir na formação de personalidade e caráter do indivíduo.
    Incentivar o crescimento do aluno fazendo do cinema ferramenta de conhecimento, instigando no mesmo o senso crítico e fomentando a curiosidade e a liberdade de expressão.

Objetivos Específicos
  • Constituir o Cinema como local alternativo para aprendizagem, bem como plenário para discussões.
  • Fazer do aluno da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede pública carente o principal público alvo do cinema, democratizando e disponibilizando à sala junto à Secretaria de Educação e à
  • FAS (Fundação de Assistência Social – parceira do UCSCinema)
  • Tornar o espaço referência em área de convivência social, possibilitando a livre expressão do aluno e do professor.
  • PÚBLICO REFERENCIADO
  • Escolas municipais / estaduais de Educação Infantil e do Ensino Fundamental (carentes)
AÇÃO:
  1. Entrar em contato com a secretaria de Educação e a FAS (Fundação de Assistência Social do município, parceira do UCSCinema) deixando claro nossa disponibilidade de oferecer nossa estrutura.
O objetivo do projeto Lanterninha é dar oportunidade de entretenimento, cultura e desenvolvimento à crianças carentes que tem no município a chance de mudar.
O projeto quer tornar-se parceiro do município cedendo espaço físico de forma gratuita, dentro da nova filosofia do Cinema, de trabalhar pela filantropia.
Contamos com o apoio da Administração Municipal para que o transporte destas entidades seja proporcionado. Nossa experiência (de mais de dez anos trabalhando com entretenimento) nos mostra que a maior dificuldade está na logística de chegada dos alunos / público alvo ao cinema.
Sabemos que nossa sociedade está em um momento crítico, superando constantemente limites que estão além da nossa compreensão (como o avanço das drogas entre as crianças e adolescentes, por ex.). Queremos, portanto, o apoio da Administração Municipal para que o Projeto Lanterninha plante a semente da curiosidade e da vontade de viver num mundo livre de problemas. Mesmo que seja temporariamente o da imaginação.
A formação do caráter de um indivíduo está intimamente ligado às suas experiências de vida. Proporcionar cultura certamente formará cidadãos mais conscientes do seu papel na sociedade.

Observação: O Objetivo é que aconteça 1 turnos por da semana sejam ocupados pelo público alvo descrito.
Patrocínios – (buscar)
  • Locadora - filmes
  • Trasporte – trazer as escolas
  • Via do Gosto – Bamboniere – para fazer pipoca

Nenhum comentário:

Postar um comentário