" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Desenvolvimento Cultural

LionsEduc realiza palestra didática sobre música


No dia 28 de janeiro de 2013, o Lions Clube de Caxias Educação e Cultura – LionsEduC – realizou palestra didática sobre música. O palestrante foi o médico oftalmo Fernando Costi, integrante da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, que é apoiada pelo LionsEduC.

O Dr. Costi iniciou falando da gênese da música. Segundo ele, a música é a ordenação dos sons da natureza. "Sempre ouvimos ao nosso redor sons de variada espécie, do vento, das aves, de pessoas" - disse o palestrante. Para Costi, o que o músico faz é ordenar esses sons conferindo-lhes ritmo, distribuído em compassos, do que resulta a música.

Costi, de forma didática, discorreu sobre ritmo, melodia, harmonia, que caracterizam cada tipo de música. Também falou da importância da música para a vida das pessoas. Disse também que classificar uma música de bonita ou feia é muito subjetivo, mas que, de qualquer forma, ela é essencial para todas as pessoas.

A palestra foi uma das muitas atividades do LionsEduc, clube de finalidade específica, que tem por objetivo essencial promover a educação, a cultura e a arte.

Texto: Normelio Zanotto
Fotos: Vanessa Pigatto

Nenhum comentário:

Postar um comentário