" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Desenvolvimento Cultural
Festival Barroco


Caros amigos, dia 11, acontece o QUINTA SINFÔNICA - Festival Barroco.
Na Igreja São Pelegrino - Caxias do Sul - RS 
 
QUINTA SINFÔNICA - 2ª edição -  TEMPORADA 2013
Orquestra Sinfônica da UCS
Regência: Diego Schuck Biasibetti
solista: Andiara Mumbach
 
 Não perca!

O concerto tem como tema o período barroco e apresenta obras de Gabrieli, Bach e Haendel. A regência é do Maestro Diego Biasibetti e tem como convidada especial a solista Andiara Mumbach – soprano. O espetáculo tem início às 20h30min, e acontece na Igreja de São Pelegrino. A entrada é franca com sugestão para doação de alimentos não perecíveis.

O período Barroco é marcado pela comoção intensa ao expectador, contrariamente à arte do Renascimento, que pregava o predomínio da razão sobre os sentimentos, no Barroco há uma exaltação dos sentimentos, a religiosidade é expressa de forma dramática, intensa, procurando envolver emocionalmente as pessoas.
  
O Barroco caracteriza-se, portanto, num período de dualidades; num eterno jogo de poderes entre divino e humano, no qual não há mais certezas. A dúvida é que rege a arte deste período. E nas emoções o artista vê uma ponte entre os dois mundos, assim, tenta desvendá-las nas representações. Na música foi o período em que muitos estilos musicais nasceram, como a ópera, o concerto e a sinfonia. Uma técnica importante usada na música barroca foi o uso do baixo ostinato, um figura repetitiva na linha do baixo.
No concerto do dia 11, o público poderá ouvir e visualizar instrumentos de época como a Teorba, o cravo e a trompa natural.

Sobre a solista:
Andiara Mumbach
Iniciou suas atividades musicais aos 7 anos participando de festivais da canção em sua cidade. Em 2005 ingressou no curso de Licenciatura em Música na Universidade Federal de Santa Maria, Em 2006 iniciou seus estudos de canto com a soprano Fernanda Junges. Em 2007 transferiu-se para o bacharelado em canto na mesma instituição, tornando-se aluna do barítono Roberto de Oliveira. Tem participado de masterclass com os professores Leniza Menna Barreto, Ângela Barra, Carlos Rodrigues, Marcos Baldini, Licio Bruno, Luisa Giannin e Juremir Vieira. Foi professora de técnica vocal no Projeto de Extensão do Curso de Música da UFSM. Entre agosto de 2009 e julho de 2010 atuou como preparadora vocal do Coro de Câmara da UFSM. Tem participado ativamente como solista junto a Orquestra Sinfônica de Santa Maria em concertos locais e regionais. Em dezembro de 2010 realizou seu recital de conclusão de curso. Atualmente ministra aulas de canto e dedica-se especialmente ao repertório barroco e à música de câmara, recebendo orientações da soprano Elisa Machado.
Sobre o maestro:

Diego Shuck Biasibetti
Formado pela Hochschule für Künste (Bremen – Alemanha) em Violoncelo Barroco com a Prof. Viola de Hoog e em Viola da Gamba com a Prof. Hille Perl e pela UFRGS em Regência Coral com o Prof. Dr. Joceley Bohrer, teve sua formação violoncelística iniciada com Alexandre Diel em Porto Alegre.
Tem participado de produções de CD e DVD no Brasil e na Alemanha com DVD Alemão Ronaldo Acústico Rock – Ao Vivo no Theatro São Pedo, Orquestra Barroca do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga e Asfelder Vokal Ensemble. Tem participado ainda em vários grupos do exterior como Balthasar Neumann Ensemble, Bremer Barock Consort, Concerto Copenhagen e Die Kölner Akademie.
Como regente e solista, tem atuado com orquestras do sul do Brasil como Orquestra Unisinos-Anchieta e Orquestra Sinfônica da UCS, tendo também destaque na direção da produção Ópera na UFRGS Dido e Enéias de Henry Purcell.
Atualmente é regente assistente e violoncelista da Orquestra Sinfônica da UCS e primeiro violoncelo da Orquestra Unisinos-Anchieta.

  
Giovanni Gabrieli(1555 - 1612)
Canzon XVI, à 12 Ch. 209

Johann Sebastian Bach (1685 - 1750)
Cantata BWV 51 – Jauchzet Gott in aller Zeit

Concerto de Brandemburgo N.o 1 BWV 1046

Georg Friedrich Händel (1568 - 1759)
- Messiah
Ária: Rejoice greatly, O daughter of Zion
Ária: How beautiful are the feet
Ária: I know that my Redeemer liveth

solista: Andiara Mumbach – soprano

- Water Music - Suite 2

SERVIÇO:
Evento: Quinta Sinfônica – 2ª edição – temporada 2013
Apresentação: Orquestra Sinfônica da UCS
Regência: Diego Schuck Biasibetti
Solista: Andiara Mumbach - soprano
Data: 11 de abril de 2013 - quinta-feira
Hora: 20h30min
Local: IGREJA DE SÃO PELEGRINO – Caxias do Sul – RS
Entrada Franca
Orquestra Solidária: doe alimentos não perecíveis
Promoção: Universidade de Caxias do Sul e LionsEduC
Patrocínio: Unimed Nordeste - RS
Apoio: Personal Royal Hotel e SIMECS
Informações: (54) 3218 2610

Nenhum comentário:

Postar um comentário