" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Oswaldir e Carlos Magrão

Desenvolvimento Cultural
 
Lançamento do DVD 25 Anos


Dia: 20 de julho de 2013
Local: UCS Teatro - Cidade Universitária
Horário: 20h
Ingressos: R$ 50,00 
     -Desconto de 50% para estudantes e sênior
     -Desconto para Clube do assinante

Ponto de venda: Livraria do Maneco
Centro: 4009-7133
UCS: 3211-6633
 
Histórico
Relatar a história de Oswaldir & Carlos Magrão, não há como começar, sem fazer referência ao Bar Recanto Nativo, sucesso da noite nativista de Passo Fundo, na década de 80 e é claro ao amigo Dutra, que conseguiu reunir esses dois grandes músicos pela primeira vez pra tocarem juntos. Osvaldir Didoné Souto de Passo Fundo, já tinha formado vários conjuntos: Os Invencíveis, Banda 01, sempre conciliando a carreira musical com a sua primeira grande paixão: a fotografia. O fato que por volta de 1985, ele já estava a frente do Bar Recanto Nativo, que trazia a Passo Fundo os grandes nomes da época como Luis Carlos Borges, Rui Biriva, Daniel Torres, Dante Ramon Ledesma, etc... Do outro lado, acabava de chegar a cidade, vindo de Campo Novo, um jovem gaiteiro que queria estudar na Faculdade, mas que por força do talento veio ao encontro dos músicos que faziam o movimento rock de Passo Fundo. Carlos Eugênio Knob, tinha-se criado com o pai tocando em CTG e invernadas, mas a sua maior vontade era tocar teclado, sonho que conseguiu realizar em Passo Fundo no conjunto Reflexo Som, que transformou-se depois no Fogo de Chão onde o Magrão reencontrou o acordeon.
 
 
Encontro
E foi por volta de 1985 que aconteceu o encontro dos nossos protagonistas. Convidados a gravar o clipe de uma música em Porto Alegre acompanhando outro artista, o amigo Dutra; Oswaldir no baixo e Magrão no teclado conheceram-se e o primeiro trabalho junto, foi marcado. O fato é que Osvaldir animava as noites do Recanto Nativo com outros músicos e convidou então o gaiteiro Magrão pra fazer este trabalho. O sucesso a partir daí começou a rondar a dupla. Eles abriam os shows já consagrados que vinha a casa, e muitas vezes eram capazes de arrancar mais aplausos do que os próprios artistas principais. Certo dia, um amigo concluiu: “vocês tem que ser a atração principal da noite”!!!! Estava certo. Foram cerca de cinco anos tocando e contribuindo para o sucesso de um bar que ficou marcado na história da noite Passofundense. 

Dupla
Nascia então a dupla Oswaldir & Carlos Magrão. Começaram a viajar a região fazendo shows, na velha caravan vermelha, levando inclusive o equipamento para as apresentações. Os primeiros fãs então começaram a pedir o disco, e foi com a ajuda de mais dois grandes amigos que eles realizaram a gravação do primeiro long play: Versos, Guitarra e Caminho 1988 pela gravadora Acit com as músicas: Um Pito, Santa Helena da Serra, e Melo do Cruzaids, música com a qual ganharam a Mais Popular na 7ª SEARA da Canção de Carazinho-Rs.
  
Novos Desafios
Veio à tona aí uma velha e sincera amizade do Osvaldir com o grande Sérgio Reis, por tê-lo acompanhado inúmeras vezes com o conjunto os Invencíveis, por vários cantos do Brasil. A dupla foi abrir os shows do Sérgio Reis, num projeto chamado SOM DA SAFRA, da empresa Agroceres. E nesses encontros ele propôs a dupla se gostariam de colocar alguma música no Festival Rimula Schell em São Paulo. Cantaram um refrão pra ele: “o que que há, o que é que tem, uma tetinha nunca fez mal pra ninguém”... e aí estava nascendo o primeiro grande sucesso: a música TETINHA, que ganhou o festival e consagrou a dupla em São Paulo num festival que era um dos mais respeitados do país. O prêmio repercutiu em todo o país e então a dupla resolveu ir morar em São Paulo permanecendo por 5 anos, trabalhando como profissionais da música, o que proporcionou grandes amizades com Sérgio Reis, Zezé de Camargo e Joel Marques, etc.... A música entrou então no repertório do segundo disco Ruas e Luas, em 1990 pela gravadora Clave de Sol junto com Adeus Mariana (Pedro Raimundo) Vá Embora Tristeza (José Mendes), Estrada Velha (Com participação de Sérgio Reis). As apresentações se espalharam por todo o país e no ano de 1993 veio o terceiro disco pela então Gravadora Continental trazendo a primeira gravação da música Querência Amada. Em 1994 pela Warner lançam o cd Festeral, com sucessos como O Colono (Teixeirinha) e Você Endoideceu meu Coração (Nando Cordel), com participação de Dominguinhos.

Disco de Ouro
A saudade de casa começou a apertar e neste ano a dupla resolve voltar pro Sul. Assinaram novamente com a Gravadora Acit e, em 1995 lançam o cd Querência Amada que se consagra como o cd mais vendido da dupla até hoje. A música tornou-se um hino no Rio Grande do Sul, ultrapassou a marca de mais de 400 mil discos vendidos e deu o primeiro disco de Ouro da carreira de Oswaldir & Carlos Magrão. Sucessos como: Outras Fronteira (Elizeu Vargas e Carlos Magrão),
Querência Amada (Teixeirinha), Prece (José Mendes e Jayme Caetano Braum), Nós (Valteron Cardoso), Eu Sou do Sul (Elton Saldanha), Herdeiro da Pampa Pobre ( Vaine Darde e Gaúcho da Fronteira)
e Roda de Chimarrão ( Joel Marques) fazem deste disco até hoje o mais vendido e mais conhecido da dupla.

Consagração
Com a carreira consolidada principalmente nos estados do sul, em 1998 lançam o cd Lago Verde Azul, também pela gravadora Acit, que destaca mais sucessos como Herança Nativa (Joel Marques),
Mocinho Aventureiro (Teixeirinha) e Guri (Julio Machado da Silva e João Batista Machado). Em 2002 com Mulher Chorona seguem traçando uma trajetória de sucesso e de repercussão em todo o Brasil como divulgadores da cultura gaúcha através de suas músicas e costumes. Alcançando grande sucesso nos Estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, bem como, Colômbia, Uruguai e Paraguai.
O humor sempre esteve presente no repertório de Oswaldir & Carlos Magrão, e em 2002 gravam, Como É Que Eu To Nesse Corpo (Mano Lima) e em 2007 a música A Patroa Ta Dando Choque (André Augusto), levando a marca da alegria e brilhante capacidade de interpretação.
Em 2008 lançaram o cd Lua Bonita pela gravadora Usa Discos e com produção do Amaro Peres. Destaque para as músicas: Porque Nasci Aqui (Jairinho Delgado), Picaço Velho (José Mendes), Um Bagual Corcoveador (João Sampaio, Walther Morais e Quide Grande) e Lua Bonita (Joel Marques e Rafael).
São 13 discos lançados, e quase um milhão de cópias vendidas e fãs espalhados por todo o país entre todas as faixas etárias, o que faz de Osvaldir & Carlos Magrão a dupla de ouro do Rio Grande do Sul. Eles trazem na bagagem mais de 24 anos de trabalho feito com dedicação, companheirismo e amizades.

Projeto
O Grande projeto de 2012, ano que completaram 25 anos de carreira, foi a gravação do 1º DVD solo da dupla, com o título sugestivo de “OSWALDIR E CARLOS MAGRÃO – 25 ANOS”. Foi feito um apanhado dos inúmeros sucessos que a dupla conquistou ao longo de sua história, tarefa nem tão simples assim, pois a carreira foi sempre construída de muitas composições que se tornaram ícones junto aos seus inúmeros fãs espalhados pelo País.

A gravação foi em dezembro na cidade de Bento Gonçalves, no Teatro Casa das Artes, em uma grande produção de som e luzes e com a presença de Sergio Reis, parceiro desde o início da dupla, Daniel Torres, Joel Marques e Guri de Uruguaiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário