" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Desenvolvimento Cultural

MÚSICA ÀS 12H30

Caros amigos, na próxima segunda-feira, dia 11 de novembro, acontecerá o recital de flauta e piano com Andre Sinico e Eduardo Knob, dentro do projeto "Música às 12h30". Essa é uma iniciativa do Curso de Licenciatura em Música e da Orquestra Sinfônica da UCS, dentro de sua série de Música de Câmara.

O Recital é um momento musical, no intervalo do almoço, aberto à toda a comunidade.
No repertório deste concerto, serão apresentadas obras para flauta com acompanhamento de piano dos compositores Olivier Messiaen, Charles-Marie Widor e Frank Martin. A entrada é franca.

Prestigie!

Evento: Recital de Flauta e Piano com Andre Sinico e Eduardo Knob
Data: 11 de novembro de 2013 - segunda-feira
Hora: 12h30min
Local: Palco do UCS Teatro - Cidade Universitária - Caxias do Sul - RS

Entrada Franca

Repertório:

- Olivier Messiaen (1908-1992)
Le Merle Noir para flauta e piano (1951)
- Charles-Marie Widor (1844-1937)
Suite Op. 34 para flauta e piano (1898)
- Moderato
- Scherzo
- Romance
- Final
- Frank Martin (1890-1974)
Ballade para flauta e piano (1939)
Andre Sinicoflauta
Eduardo Knob, piano

Andre Sinico é Doutorando em Música – Flauta e Mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Música – Flauta pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e Licenciado pela Universidade Católica de Brasília. Foi Professor de Música de Câmara da Escola de Música de Brasília e de Flauta no Conservatório Carlos Gomes de Campinas, além de flautista da Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas – UNICAMP. Tem se apresentado nas cidades de Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Manaus, Juiz de Fora e Porto Alegre. Tem desenvolvido pesquisas sobre ansiedade na performance musical e apresentado trabalhos e conferido palestras na Grécia, Finlândia, Portugal, Argentina e Brasil.

Eduardo Knob Eduardo Knob – Piano é natural de Porto Alegre, Eduardo Knob iniciou seus estudos musicais aos cinco anos de idade na classe de piano da Profª. Lourdes Saraiva. Aos 10 anos, passou a estudar piano com a Profª Vaniza Piffero Füller, com quem teve aulas até 2006. Desde lá tem participado de inúmeras masterclasses com grandes mestres do piano. Eduardo Knob graduou-se Bacharel em Música em 2009, no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Teve suas classes de piano com a Prof.ª Dra. Cristina Capparelli Gerling, com quem também produziu notas de programa para a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre nas temporadas de 2007-2008, quando também foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq. Em 2010 foi convidado pela pianista Tali Morgulis (Israel/Ucrania) a juntar-se ao seu studio, de 2011 a 2013, na Moores School of Music, parte da prestigiada University of Houston, no Texas. Nesta instituição, ministrou aulas de piano como assistente para alunos da graduação, ate graduar-se Mestre em Musica, com enfoque na performance de piano.

Como solista, Eduardo já se apresentou juntamente da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, quando foi regido pelos maestros Lutero Rodrigues e Antônio Carlos Borges Cunha, Orquestra SESI/FUNDARTE e com a OSPA, quando foi regido pelo maestro Isaac Karabtchevsky. Já foi regido também sob a batuta de Norberto Garcia(ARG).
Além de seu desempenho como solista, tem produzido um volumoso trabalho como camerista e pianista colaborativo ao lado de músicos de destaque internacional. De 2009 a 2010, participou do projeto “Quatuor en contact”, cujo orientador é o Prof. Dr. Fredi Gerling, em que se executa musica de camara, como os Quintetos de Dvoräk e de Brahms, sem o auxilio visual da partitura.

Vencedor de pelo menos 10 concursos de piano nos últimos anos, Eduardo se destacou em 2000 com o primeiro lugar no VIII Concurso Nacional de Piano Magda Tagliaferro, onde foi condecorado como Melhor Intérprete de Bach. Em 2005, foi vencedor do Concurso Jovens Solistas da OSPA. Ainda em 2006, participou do Concurso Claudio Arrau, no Chile, onde recebeu o prêmio de melhor intérprete de obra latino-americana. Em 2007, destacou-se no Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC), juntamente com seu colega Luís Fernando Rayo, formando o duo vencedor do Concurso Saint-Säens naquele mesmo festival. Em 2008, venceu o disputado concurso de piano Bauru-Atlanta Competition, e, em março de 2009, realizou um recital na Georgia State University, em Atlanta, a convite do líder da banca, Prof. Sergio Gallo. Mais recentemente, tem atuado com frequência como recitalista nas salas de concerto do estado do Texas. Dentre esses compromissos, destaca-se o recital solo a convite da Houston Symphony League, em 2011 e sua participação especial na abertura do Festival de Musica Internacional da Fundação Fullbright, em 2012, na Universidade de St. Thomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário