" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Projetos de Inovação

UCS recebe 1º Workshop Tecnológico
 em uma Universidade

No dia 19 de novembro, a UCS teve a honra de receber o 4º Workshop Tecnológico Equipamentos Especiais para a indústria Naval e Offshore, sob o tema "Equipamentos Elétricos/Eletrônicos, Automação e Metal-Mecânica para Barcos de Apoio". O evento foi promovido pela ONIP - Organização Nacional da Indústria do Petróleo, ABDI - Agência Nacional de Desenvolvimento Industrial, com o apoio da FINEP, FIERGS, AGDI, UCS e SEBRAE-RS.

O workshop que reuniu cerca de 120 participantes, iniciou com um café de boas-vindas, e logo após houve a abertura com saudações dos representantes das instituições apoiadoras do evento. Esta foi a primeira vez que a ONIP / Petrobrás, realizaram esse workshop no RS. O evento foi apoiado pela CIDT através da iniciativa Gerência de Serviços em apoio ao trabalho desenvolvido pela UCS junto ao APL Metalmecânico e Automotivo,  nas cadeias de Petróleo e gás e Polo naval.

A primeira palestra foi com o gerente de projetos da ONIP, Jorge Bruno, que demonstrou a metodologia Platec - plataformas tecnológicas, as oportunidades do Brasil energia e explicou sobre o Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento de produtos protótipos. Após, o evento recebeu Antônio Laitano da FINEP que apresentou o tema "Recursos para o Desenvolvimento de Projetos Tecnológicos, exemplificou o conceito de inovação e mencionou o programa Tecnova.

A próxima palestra foi com o coordenador da Petrobrás, Gottfried Wolgien, com o tema "A demanda PETROBRÁS - Barcos de Apoio e Conteúdo Local", ele apresentou a política de conteúdo local da Petrobrás, a oportunidade de negócios, ações e fomento à micro e pequenas empresas.

Depois, houve a apresentação das Empresas Âncoras responsáveis pelo processo de nacionalização dos Equipamentos Especiais, entre elas: Device/RS representada por Samuel Mcginity, Technomaster por Marcio Hack, a empresa SKM/RJ representada por Álvaro Kuabara Filho. As Empresas Âncoras, Emalto/MG e Sprink foram palestradas pelo gerente de projetos da ONIP.

Na segunda parte do evento, foi disposto um Coffe Break de 20 minutos para os convidados, e iniciou-se a análise dos Equipamentos Especiais e Identificação dos Fornecedores. A etapa consistiu na exibição de 11 equipamentos especiais selecionados da carteira de projetos PLATEC para elétrica e eletrônica, automação e metal-mecânica na indústria naval e offshore, no fim de cada apresentação houve a identificação dos Fornecedores e parceiros para a continuidade dos projetos tecnológicos.

No final do workshop, os participantes foram convidados para uma visita técnicas nos  laboratórios do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, onde foram recepcionados pelos seus respectivos coordenadores: Laboratório De Corrosão (Profa. Eliena Jonko Birriel), Laboratório De Análise de Materiais (Prof. Israel Jacob Rabin Baumvol)  e Laboratório de Tecnologias Ambientais (Prof. Lademir Beal).

Fotos: Alves Produções Fotográficas









































Nenhum comentário:

Postar um comentário