" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

terça-feira, 23 de outubro de 2012

TecnoUCS

APL de TI na Serra gaúcha

A Serra Gaúcha possui o primeiro Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação, no Rio Grande do Sul.

A principal governança do processo será efetuada pelo Trino Polo (Associação do Polo de informática de Caxias do Sul). O Trino Polo foi iniciado em 2002 e reúne 76 empresas de TI, envolvendo também, a prefeitura de Caxias do Sul, o SEPRORGS, entidades e associações empresariais e cinco instituições de ensino e pesquisa do município (FSG, FTEC, FTFG, Faculdade Murialdo e UCS).

Arranjos Produtivos Locais (APL) são aglomerações de empresas localizadas num mesmo território, desenvolvendo atividades para diferentes finalidades junto ao governo estadual e federal. O APL de TI terá atuação em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha e Garibaldi.

O convênio nº 009/2011 – APL/DDP/SDPI firmado com a Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) e com a Universidade de Caxias do Sul, possui como objetivo realizar cursos de capacitação para profissionais na área de tecnologia da informação. São propostos seis cursos, de no mínimo 40 horas cada, a serem realizados nas instituições de parceiras do APL.

A iniciativa possui como espectativa, 120 profissionais qualificados das empresas do APL de TI da Serra Gaúcha, e seus objetivos estão entre as prioridades do governo estadual, que disponibilizará R$ 100 mil por ano para à administração do projeto, assim como criar programas de capacitação e qualidade de software.

Nenhum comentário:

Postar um comentário