" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

quarta-feira, 12 de março de 2014

Desenvolvimento Cultural

Caros amigos, na próxima semana, do dia 17 ao dia 21 de março, a Universidade de Caxias do Sul, promove por meio de sua Orquestra Sinfônica, uma semana de intenso movimento artístico-musical em ritmo internacional.

Para abrir a temporada 2014
a Orquestra Sinfônica da UCS recebe a Northern Iowa Symphony Orchestra.



 
Acompanhe a programação e participe!
Repasse para sua lista de contatos, esperamos por você!
Até breve!
 
Data: 17.03.2014 - segunda-feira/12h30min
Apresentação: Grupos de Música de Câmara da Northern Iowa Symphony Orchestra - Quarteto e trio de Cordas; Quarteto de Trombones; Quinteto de Sopros, Quarteto de Trompas; Quarteto de clarinetes, Quinteto de metais e Grupo de Jazz
Local: UCS Teatro - Caxias do Sul – RS
ENTRADA FRANCA – ABERTO À COMUNIDADE EM GERAL
Não é necessário retirar ingresso

Data: 18.03.2014- terça-feira/20h30min
Concerto com a Northern Iowa Symphony Orchestra 
Comemorativo aos 75 anos do Seminário Diocesano 
Nossa Senhora Aparecida
Tema do Concerto: Norte-americano, Brasileiro e Barroco
Regência: Rebecca Burkhardt
Local: UCS Teatro - Caxias do Sul – RS
Orquestra Solidária: colabore com alimentos não perecíveis
ABERTO À COMUNIDADE EM GERAL
Retire seu ingresso de 10 a 18 de março na Livraria do Maneco: Centro e Cidade Universitária ou no dia 18, a partir das 18h na bilheteria do UCS Teatro

Data: 19.03.2014 - quarta-feira/12h30min
Recital de Clarinete, viola e piano
Apresentação: Professores: Amanda McCandless – clarinete e Julia Bullard - viola (UNI/EUA) e Professor: Fernando Rauber Gonçalves – piano (Osucs)
Peças de Wolfgang Amadeus Mozart, Max Bruch e Lybby Larsen
Local: UCS Teatro - Caxias do Sul – RS
ENTRADA FRANCA – ABERTO À COMUNIDADE EM GERAL
Não é necessário retirar ingresso
 
Data: 20.03.2014 - quinta-feira/20h30min
QUINTA SINFÔNICA – ABERTURA DA TEMPORADA 2014 DA OSUCS
Apresentação: Orquestra Sinfônica da UCS e Northern Iowa Symphony Orchestra
Sinfonia Nº 1 “Titã” de Gustav Mahler
Maestro Manfredo Schmiedt
Local: Igreja Imaculda Conceição (Capuchinhos) – Caxias do Sul - RS
ENTRADA FRANCA – ABERTO À COMUNIDADE EM GERAL
Orquestra Solidária: Colabore com alimentos não perecíveis


Data: 21.03.2014 - sexta-feira/20h30min
Concerto Especial da Orquestra Sinfônica da UCS e Northern Iowa Symphony Orchestra
Sinfonia Nº 1 “Titã” de Gustav Mahler
Maestro Manfredo Schmiedt
Local: Salão de Atos da UFRGS – Av. Paulo Gama, 110 – Campus Central da UFRGS  
Porto Alegre - RS
INGRESSO: R$ 20,00
Pontos de Venda para antecipados:
Livraria Bamboletras – Centro Comercial Nova Olaria – Rua Lima e Silva, 776 – Loja 3 – 51 3221 8764 e  3227 9830
Livraria Paulinas – Rua dos Andradas, 1212 – fone – 51 3221 0422

Na bilheteria à venda no dia do espetáculo, a partir das 13 horas.  
Sócios Clube do Assinante ZH, Estudantes e público acima de 60 anos têm 50% de desconto.

Saiba mais:
 Sinfonia Nº1 de Gustav Mahler
“A Sinfonia Nº1 de Gustav Mahler é uma sinfonia primaveril... Ela não é, contudo uma simples descrição visual da natureza. Ela reflete uma natureza sob os inocentes olhos de uma criança, que ao mesmo tempo toma consciência da fragilidade e da morbidez inerentes à condição humana ao longo de sua existência.
Mahler sintetiza nesta sinfonia a vida desde os primeiros passos, o fascínio que temos ao descobrir as coisas que nos rodeiam, os amores, as diversões, as fantasias, as desilusões, os sofrimentos e acima de tudo a sensação de vitória à medida que superamos os nossos desafios. Tudo isto é descrito de uma forma transcendental nesta sinfonia que preconiza a produção de uma nova geração de sinfonias incríveis.”


Northern Iowa Symphony Orchestra – NISO
A Northern Iowa Symphony Orchestra – NISO (Orquestra Sinfônica do Norte de Iowa) é formada por alunos da Universidade do Norte de Iowa – UNI. Seus integrantes têm entre 17 e 24 anos de idade e o grupo que vem ao Brasil é de 57 integrantes, e está acompanhada por professores e alguns músicos de prática de música de câmara como grupo de Jazz e percussão, dentre outros, dentro da própria orquestra. A orquestra tem como regente a premiada Rebecca Burkhardt, que regeu a Osucs em agosto do ano passado. A NISO oferece para seus membros uma grande experiência musical, incluindo nas atividades, escala no Teatro, produção de ópera, concertos sinfônicos, música de câmara e turnês em outros países. Devido esta ampla abordagem, os alunos integrantes da NISO têm uma sólida formação musical durante os anos de graduação. A vinda da Northern Iowa Symphony Orchestra a Caxias do Sul é fruto do convênio estabelecido entre as universidades, UCS e UNI.
Para saber mais sobre a NISO acesse o site:


Rebecca Burkhardt - Regente e Diretora Musical da Orquestra Sinfônica do Norte de Iowa, Professora de regência e Teoria Musical – Ph.D. pela Universidade do Texas.

Rebecca Burkhardt ingressou na Universidade do Norte de Iowa – UNI como Diretora das atividades de orquestra em 1988. Além dessa função é também Diretora Musical da Opera UNI.
Sua versatilidade é revelada em suas performances: como por exemplo, de Diálogo das Carmelitas e Madame Butterfly à Fiddler on the Roof e Hair, abrange desde a música-drama à comédia musical. Tem sido convidada para reger algumas orquestras, como: Orquestra de Câmara de Moscou; Orquestra Sinfônica Waterloo/Cedar Falls e Opera Illinois e como Diretora Musical da Orquestra Juvenil do Norte de Iowa e da Sinfônica Juvenil de Dubuque.
Dra. Burkhardt é membro das Faculdade de Teoria Musical  e Regência da Universidade do Norte de Iowa. Atua como regente convidada, ministrante de workshops para alunos de regência e intérprete.
Compromissos recentes incluem o Conservatório da Orquestra de Aunlay-sous-Bois (França) e a Orquestra da Universidade Florida Gulf Coast. Se apresentou como regente convidada e ministrante para alunos de regência na Orquestra Iowa All-State e regeu o mesmo grupo na Convenção de Nacional do Governador de 2005 em Des Moines. Ela recebeu o prêmio de excelência da Faculdade pelo Conselho de Regentes de Iowa e foi Presidente Nacional do College Orchestra Directors Association (2008 -2010).
 Seu novo musical A Scotch Verdict, escrito em colaboração com a professora Cynthia Goatley do Teatro da UNI, foi apresentado em um concerto em Novembro de 2008 como parte de estágios, financiado pelo Theatro Building  Chicago.
Nascida no Texas, Dr. Burkhardt é bacharel de música graduada em Trompa pela Universidade do Sudeste do Texas, é Mestre de Educação Musical pela Universidade do Norte do Texas, e é Ph.D. pela Universidade do Texas, Austin.


Manfredo Schmiedt – diretor artístico e maestro da Osucs
Com Mestrado em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e Graduação em Regência pela  Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), Manfredo Schmiedt participou de cursos de regência na Alemanha, Holanda, Argentina, nos Estados Unidos e no Brasil. Estudou com renomados maestros como Eleazar de Carvalho, Roberto Duarte, Lutero Rodrigues, Ernani Aguiar, Carlos Alberto Pinto da Fonseca, Emilio de César, Arlindo Teixeira, Hans van Homberg, Helmut Rilling, Jean Fournet, Eric Ericson, Mark Cedel, Melinda O'Neal e Yoel Levi. Em virtude de seu destacado desempenho acadêmico, recebeu duas importantes condecorações nos Estados Unidos: “Pi Kappa Lambda Music Honor Society” e “Director's Excellence Award”. Foi regente convidado no “High School Workshop”, promovido pela Universidade da Geórgia. Obteve, em duas oportunidades, o primeiro lugar no “Concurso Jovens Regentes” promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Recebeu o “Prêmio Açorianos de Música” por sua participação como regente na peça “A História do Soldado”, de Stravinsky.  Em sua experiência como regente de coros, destacam-se seus trabalhos com o Coro Sinfônico da Ospa, Coral 25 de Julho, de Porto Alegre, e Coro de Câmara Ars Vocalis. Foi, durante dois anos, regente-assistente da Orquestra Sinfônica da Universidade da Geórgia (EUA) e, durante quatro anos, assistente do maestro Isaac Karabtchevsky, na Ospa. Além de suas atividades na Osucs e na Ospa, foi convidado para reger as seguintes orquestras: Orquestra Sinfônica do Sodre (UR), Orquestra Sinfônica Provincial de Rosário (AR), Orquestra da Universidade de Cuyo de Mendoza (AR), Orquestra Filarmônica de Mendoza (AR), Orquestra Sinfônica da Universidade Nacional de San Juan (AR), Orquestra Petrobras Sinfônica (RJ), Orquestra da USP (SP),  Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul (SP), Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (SP), Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (ES), Camerata Sesi – Vitória (ES) , Orquestra de Câmara da Ulbra (RS), Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro (RS), Orquestra de Câmara SESI-Fundarte (RS), Orquestra Filarmônica de Belgrado (Sérvia), Orquestra Sinfônica da Radio y Televisão (Sérvia), Northern Iowa Symphony Orchestra (USA) e Albany Symphony Orchestra (USA). Manfredo Schmiedt nasceu em Porto Alegre. Com dez anos iniciou seus estudos musicais estudando trompete e, atualmente, é o regente-titular e diretor-artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul - Osucs e regente do Coro Sinfônico da Ospa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário