" Deixe que cada um exercite a arte que conhece." (Aristóteles)

terça-feira, 7 de maio de 2013

Avaliação de patentes vai render pontos aos pesquisadores

A partir de junho, cientistas brasileiros ajudarão no processo de análise de patentes solicitadas ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Em troca, em vez de receber remuneração, eles ganharão pontos no currículo acadêmico, o "lattes".

Esses pontos, que também são conferidos ao pesquisador quando ele publica artigos científicos, serão levados em conta, por exemplo, quando o cientista fizer um pedido de financiamento ao CNPq, agência federal de fomento à ciência.

A remuneração em dinheiro não está descartada. "Vamos pensar nisso no futuro", diz Júlio César Moreira, diretor de patentes do Inpi.

A parceria entre o instituto e o CNPq visa a agilizar a avaliação de patentes, que leva cerca de cinco anos --isso se o pedido foi feito em 2012; pedidos anteriores levam mais tempo.

A agilidade, espera-se, virá dos cientistas. Eles participarão da fase de pesquisa da patente, na qual é verificado se o pedido é mesmo novo.

A expectativa é que, por conhecer bem sua área, o cientista faça o trabalho de pesquisa mais rápido do que o Inpi. Esse processo hoje leva cerca de oito meses. Com os pesquisadores, o tempo pode ser reduzido em 30%.

SABINE RIGHETTI, DE SÃO PAULO
Maiores informações:


<http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2013/05/1271895-avaliacao-de-patentes-vai-render-pontos-a-cientistas.shtml>
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2013/05/1271895-avaliacao-de-patentes-vai-render-pontos-a-cientistas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário